terça-feira, 6 de maio de 2014

Mosteiro de Tibães - Parte 3 (final)


E finalmente a terceira e última parte...

A cozinha parecia saída de um conto de gigantes e é definitivamente deliciosa (não... não falo de comida). Mais ou menos a meio encontra-se uma enorme mesa em pedra, que servia para comerem os trabalhadores, os monges tinham á parte o refeitório onde faziam as refeições em silêncio, mas com um deles a ler durante todo o tempo de refeição.

Voltando á cozinha, tinha uma gigantesca lareira, onde por baixo caberíamos de pé...hum…sei lá umas 10/15 pessoas, mais ou menos. Junto á janela de grades encontrava-se o lavatório todo em pedra e, acreditem, deu-me uma vontade enorme de lavar loiça só pelo facto de o fazer naquele espaço (eheheheh sim é de doidos, mas que querem? foi mesmo isso.).

No final da visita às instalações do Mosteiro, estávamos livres para explorar o espaço de natureza envolvente. E se o Mosteiro já era por si só fabuloso de se visitar, o espaço grandioso ao seu redor só aumenta e espanto, o gosto e o privilégio de ali nos encontrarmos.

E de entre algumas fontes e cursos de água, destaco sem qualquer sombra de dúvidas o enorme lago rodeado por uma imensa floresta de bambu (nunca tinha estado numa). Tinha á sua “entrada” três árvores consideradas património nacional (das quais já não me recordo a espécie...sim, eu sei é imperdoável...), árvores deveras impressionantes pela sua enorme altura e majestosidade.

Esse lago, que tem á sua “cabeceira” um monumento em pedra a embelezá-lo, parece ter saído directamente de um livro, e descrever o que senti ao ali estar, torna-se para mim complicado de transmitir por palavras...

Há coisas neste mundo que apenas se sentem...

Apenas posso referir que me deu um gosto enorme de poder permanecer naquele espaço mágico.
Não relato mais, pois naquele dia o tempo fugiu ao nosso controlo e não pude explorar como deveria o espaço exterior. Um conselho a quem quiser visitar o Mosteiro, é que disponibilize bastante tempo; pois uma visita feita de forma rápida não vale a pena.
Ainda hei-de lá voltar e ter a oportunidade de ver melhor o espaço envolvente que é enorme.
E agora sim, termino esta viagem de 3 partes, deixando-vos com a certeza que é um local que realmente vale a pena visitar.

Disfrutem!!! :D



Sem comentários:

Enviar um comentário