terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Interior Norte


Há dias estava eu a tomar um café e a ler um dos jornais locais como faço muitas vezes, neste caso o jornal "Nordeste", onde existe uma crónica denominada "Corte e Costura" protagonizada pelos leais amigos Manuel Estorninho e Zé Alfaiate. Esta crónica retrata na maioria das vezes assuntos de ordem política, mas é sobretudo uma viva (e por vezes dura, digo eu, embora estando de acordo) crítica à sociedade em geral e deste "pedaço transmontano" em particular.

O que a seguir transcrevo mexeu com o meu orgulho de ser transmontana e que sinto muitas vezes ferido quando penso em determinadas injustiças, coisa que não tolero.

Passo a citar:

"Quer se queira quer não, a nossa região continua a ser periférica, mesmo que fique mais perto de Madrid do que qualquer outra (...) Só que os políticos medem as distâncias a partir de Lisboa e quando chegam a Santarém já pensam que estão no Norte, é o que é".

Meus caros, esta afirmação é tão real que até dói. E quem aqui vive, no Interior de Portugal ainda o sente com mais vigor.

Agora podia desenrolar uma quantidade de argumentos e dissertações sobre este assunto, mas como o meu desagrado quanto a este sentir já é bastante evidente, vou abster-me de mais comentários e deixar-vos apenas pensar talvez por breves momentos em determinadas tomadas de posição, que até se fazem por vezes sem conhecer certas realidades.


Uma boa semana para todos!! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário