sábado, 29 de março de 2014

Turismo em casa


O meu dia ontem iniciou às 7 horas da manhã, e fui, pouco mais dessa hora, tomar o pequeno almoço à pastelaria habitual na companhia da minha mãe. Gostamos muito de fazer isto de vez em quando, faz-nos sair da rotina, dando um fôlego diferente ao dia que se vai passar.

Depois disto, ela foi trabalhar e eu decidi ir dar mais uma visita com olhos de turista à minha cidade. E é impressionante como de cada vez que passeio com este espírito presente (aberto ao que me rodeia), descubro sempre coisas novas, nas quais nunca tinha reparado. Um claustro que nunca tinha visitado; um painel em homenagem ao casamento entre D. Pedro e D. Inês de Castro, que diz a lenda foi na Igreja de S. Vicente em Bragança; pormenores aqui e ali que sendo pequenos chamam a atenção por pitorescos, nem que seja um gato ainda dorminhoco numa casa muito velha ;D

Mesmo com o dia muito nublado, o ar frio de Inverno (apesar de ser Primavera); mesmo assim o dia permanece calmo e convidativo.

Das 8h:30 às 9h:30, a cidade parece ser só minha. Não havia quase gente nas ruas e o silêncio preponderava numa cidade que parecia ainda adormecida, apesar de não o estar efectivamente.

O emaranhado de ruazinhas estreitas da parte antiga; a Rua das Escadinhas, a Rua dos Gatos (e podem crer que quem lá passa encontra mesmo muitos gatos), como exemplos, fazem as delícias de quem tem a sensibilidade de perceber o seu encanto. (A propósito, encontrei um fotógrafo profissional, a fazer precisamente o mesmo exercício que eu.)

É nestes pequenos "nadas" que são tanto, que uma alma como a minha encontra alento e consegue ver os dias com outra cor. Pois antes do passeio estava "meio cinza" eu, tal como o dia que se fez sentir.

Disfrutem e tenham um bom fim-de-semana!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário