quarta-feira, 27 de maio de 2015

Namorar com Fair Play


É com um orgulho gigante, mas daqueles que só fazem bem à alma, que vos afirmo que ter participado como coordenadora de um programa nacional como o "Namorar com Fair Play", foi um verdadeiro desafio a mim, mas uma enorme satisfação também.

A Acção de Voluntariado "Namorar com Fair Play" é um projecto de prevenção da violência no namoro. Esta acção decorre nas cinco regiões do país: Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Algarve.

Os objectivos deste programa são:

- Prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género;
- Combater a violência no namoro que afecta os elementos mais permeáveis da nossa sociedade;
- Sensibilizar jovens para as questões da Igualdade de Género;
- Eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência e cidadania participativa.

Nestes moldes, foi com receio que iniciei o programa em Dezembro com a formação transmitida pela U.M.A.R. (União de Mulheres Alternativa e Resposta), indo depois para o terreno (Escolas Secundárias e Profissionais), onde desenvolvi juntamente com mais duas colegas o programa que acabou por se tornar um sucesso, estando este na origem do meu orgulho que referia inicialmente.

Mais um desafio proposto e superado, o que me deixa muito feliz!

Os trabalhos das turmas deixaram-me alegremente surpreendida, ultrapassando os objectivos propostos: desde uma composição musical, um teatro, entre vários vídeos sobre a temática e uma exposição de trabalhos, eles esmeraram-se :)

E na sessão final, onde perante toda uma plateia se apresentaram os distintos trabalhos, tenho que ressalvar todo o respeito que as turmas demonstraram perante os trabalhos dos colegas, que em idades entre os 14 e os 17, às vezes não é fácil.

É com muita satisfação que partilho aqui apenas uma ínfima parte de tudo aquilo que fizemos.


Ah! Não se esqueçam de Namorar sempre com muitoooooo Fair Play, independentemente da idade ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário