quinta-feira, 6 de agosto de 2015

As Velas Ardem Até Ao Fim



Terminei há pouco um livro. Uma reflexão de anos e anos de vida de alguém que quando se sentiu traído pelas pessoas que mais amava, se fechou em si mesmo e disse um "adeus" à vida que existia em seu redor...

...41 anos depois do "abandono", quando tem a oportunidade de ter olhos nos olhos uma dessas pessoas, num jantar onde as velas arderam até ao fim, faz uma reflexão sobre os anos de solidão e de compreensão da própria vida.

Uma viagem a muitos "lugares" escondidos em nós, seres humanos...

Deixo uma de muitas passagens deste fabuloso livro, que não sendo uma leitura demasiado apelativa (para mim), encerra reflexões que nos podem trazer mais consciência de certas...coisas/situações.

Passo a citar:

"...O desejo de ser outro, diferente daquilo que somos: não pode arder um desejo mais doloroso no coração humano. Porque não é possível suportar a vida de outra maneira, apenas sabendo que nos conformamos com aquilo que significamos para nós próprios e para o mundo. Temos de nos conformar com aquilo que somos e de ter consciência, quando nos conformamos, de que em troca dessa sabedoria, não recebemos elogios da vida, não nos põem no peito nenhuma condecoração por sabermos e aceitarmos que somos vaidosos ou egoístas, carecas e barrigudos - não, temos de saber que por nada disso recebemos recompensas, nem louvores. Temos de suportar, o segredo é isso. Temos de suportar o nosso carácter, o nosso temperamento, já que os seus defeitos, egoísmo e avidez, não os mudam nem a experiência, nem a compreensão. Temos de suportar que os nossos desejos não tenham plena repercussão no mundo. Temos de suportar que as pessoas que amamos, não nos amem, ou que não nos amem como gostaríamos. Temos de suportar a traição e a infidelidade, e o que é mais difícil entre todas as tarefas humanas, temos de suportar a superioridade moral ou intelectual de uma outra pessoa. Foi isso que aprendi durante 73 anos aqui, no meio da floresta."

Recomendo a leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário