domingo, 2 de agosto de 2015

Ribadelago - 56 anos depois da catástrofe


Hoje quero deixar-vos o registo fotográfico de uma aldeia espanhola (no afamado Lago da Sanabria) que ficou eternamente marcada pela catástrofe que ocorreu dia 9 de Janeiro de 1959.

Numa paisagem rude, marcada pelas montanhas escarpadas, uma barragem bem no alto de uma montanha rompe-se e no meio da escuridão da noite, a força da água leva consigo a aldeia de Ribadelago e consigo os seus habitantes, cerca de 144 pessoas, casas e animais.

Quando lá fui a primeira vez, há mais de 15 anos, a única coisa que podia ver além das cruzes a homenagear os desaparecidos, eram só os escombros de pedras e mais pedras amontoadas.

Hoje, tantos anos depois e apesar do cenário trágico que ali se viverá sempre, é com alguma alegria que pude ver o renascer de muitas casas, e pouco a pouco a volta a um local que foi abandonado na altura, e ficou apelidado de Ribadelago Viejo (velha), pois uma nova aldeia foi entretanto construída - Ribadelago Nuevo (nova).

Neste momento, as duas têm vida e a velha aldeia (ainda formada de escombros), tornou-se ponto de passagem de turistas e curiosos que ouvindo falar da história, não querem passar por ali sem ver o que ficou.

Deixo-vos um link para quem quiser e tiver curiosidade em saber mais desta história:

https://www.youtube.com/watch?v=F7PcsQcjmHM


E deixo-vos também o meu registo do local, 56 anos após a tremenda tragédia que surpreendeu e fez desaparecer tantas pessoas.



Sem comentários:

Enviar um comentário