sábado, 17 de setembro de 2016

Porquê "O Mundo de Nefertiti"?


E hoje, quero partilhar com vocês o porquê do meu blog se chamar assim. Porquê existem algumas pessoas que fazem essa questão e também para partilhar mais um bocadinho de mim com vocês.

Desta forma, o nome deveria ser algo que tivesse a ver comigo, algo que as pessoas pudessem olhar e saber que ali poderia eventualmente estar eu. Para aqueles que me conhecem é algo quase óbvio, desde logo pela paixão que sabem que tenho pelo Antigo Egipto.

E esta paixão é quase algo irracional, algo que apenas posso sentir, com imensa intensidade, mas que não lhe consigo dar uma explicação objectiva e racional.
Tudo naquele país e naquela época me fascina. A cultura, a arquitectura, as cores, o pensamento, que só uma civilização superior poderia ter naquele tempo.

No meio dessa paixão, a escolha da personagem, ou seja, a Nefertiti, também não foi ao acaso.

Escolhi esta rainha porque na história do Egipto, ela (enquanto pessoa) transmite uma mensagem de força e muita coragem, na qual eu me identifico.
Foi uma época conturbada, e o seu reinado com o marido, o faraó Akhenaton, foi difícil. Eles não foram um casal muito bem visto pelo povo.


Eram pessoas peculiares que romperam com toda a tradição dos reinados anteriores e com toda uma história sólida que tinha o Egipto.
Com um "estalar de dedos" quiseram impor as próprias regras. Construíram de raíz uma nova capital (que no fim do seu reinado foi totalmente abandonada), e rejeitaram todo e qualquer culto aos deuses que o Egipto tinha até aí, impondo o culto único e soberano ao Deus Sol - Aton.

Ora como poderemos imaginar, este conjunto de atitudes de um soberano, revoltou o país inteiro e as novas regras que surgiram, desapareceram num ápice no final do reinado, tal como tinham surgido.

Portanto o nome ficou "O Mundo de Nefertiti", uma vez que a Nefertiti representa uma parte do que eu sou e do que eu gosto, e este cantinho é "o meu mundo", pois nele transmito a escrever ou em fotografia aquilo que vou sentindo e vendo. E boas ou más, este cantinho está repleto de emoções!




Sem comentários:

Enviar um comentário